"Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!!"

Em tempos de Leão...

Muita gente não se lembra, mas por volta de 1977 ou 1978 o governo federal, em plena época brava de autoritarismo militar, distribuía cartilhas para as crianças das escolas públicas a fim de explicar aos pequenos como funcionava o Imposto de Renda. A cartilha era repleta de personagens de uma ilha fictícia e tentava mostrar como era a vida ideal numa sociedade e a importância de se reservar uma pequena fatia do bolo para o bem comum. Tudo muito lindo e colorido. Obviamente questionável. Depois de lermos e "entendermos" a cartilha, éramos obrigados a escrever uma "linda composição" (redação) que seria avaliada para uma remota premiação.
A campanha de TV estava baseada em personagens animados, cantando um jingle mais ou menos assim:

Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!
De uma gente amiga e tão contente! Oh, oh, oh, oh, oh
Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!

Na época, um dos maiores sucessos do humor na TV era o programa "Os Trapalhões", ainda na TV Tupi. Lembro nitidamente que com muita coragem e irreverência, num domingo, vi a trupe de Renato Aragão cantando animadamente o já conhecido jingle. O humor estava baseado num pequeno detalhe: enquanto o grupo cantava e marchava, abraçados um ao outro como num trenzinho infantil, o cenário seguia na direção contrária, dando a impressão que marchavam para trás.

Irreverente, cômico e muito corajoso para a época. Pelo que me lembro, o programa saiu do ar por uns tempos e reestreou na TV Globo, reformatado para um público mais infantil. Lembro de outros esquetes maravilhosos de Os Trapalhões, nenhum tão ácido e adulto.

Claro que nem o YouTube guarda essa preciosidade, muitos estranhos incêndios destruíram os arquivos da TV nacional. Mas vale sempre a pena relembrar o quanto os caras eram bons:


Um comentário:

Anônimo disse...

hehehehe
Que texto rico...
Tudo bem que não sou muito desse tempo, nem me lembro de alguns momentos que vc citou....!!!!!
O jingle era demais mesmo...
Tenho feito visitas diarias ao seu blog e tenho gostado muito, continue escrevendo!!!!
Um abraço
Dri