"Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!!"

Em tempos de Leão...

Muita gente não se lembra, mas por volta de 1977 ou 1978 o governo federal, em plena época brava de autoritarismo militar, distribuía cartilhas para as crianças das escolas públicas a fim de explicar aos pequenos como funcionava o Imposto de Renda. A cartilha era repleta de personagens de uma ilha fictícia e tentava mostrar como era a vida ideal numa sociedade e a importância de se reservar uma pequena fatia do bolo para o bem comum. Tudo muito lindo e colorido. Obviamente questionável. Depois de lermos e "entendermos" a cartilha, éramos obrigados a escrever uma "linda composição" (redação) que seria avaliada para uma remota premiação.
A campanha de TV estava baseada em personagens animados, cantando um jingle mais ou menos assim:

Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!
De uma gente amiga e tão contente! Oh, oh, oh, oh, oh
Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh!

Na época, um dos maiores sucessos do humor na TV era o programa "Os Trapalhões", ainda na TV Tupi. Lembro nitidamente que com muita coragem e irreverência, num domingo, vi a trupe de Renato Aragão cantando animadamente o já conhecido jingle. O humor estava baseado num pequeno detalhe: enquanto o grupo cantava e marchava, abraçados um ao outro como num trenzinho infantil, o cenário seguia na direção contrária, dando a impressão que marchavam para trás.

Irreverente, cômico e muito corajoso para a época. Pelo que me lembro, o programa saiu do ar por uns tempos e reestreou na TV Globo, reformatado para um público mais infantil. Lembro de outros esquetes maravilhosos de Os Trapalhões, nenhum tão ácido e adulto.

Claro que nem o YouTube guarda essa preciosidade, muitos estranhos incêndios destruíram os arquivos da TV nacional. Mas vale sempre a pena relembrar o quanto os caras eram bons:


6 comentários:

Anônimo disse...

hehehehe
Que texto rico...
Tudo bem que não sou muito desse tempo, nem me lembro de alguns momentos que vc citou....!!!!!
O jingle era demais mesmo...
Tenho feito visitas diarias ao seu blog e tenho gostado muito, continue escrevendo!!!!
Um abraço
Dri

Anônimo disse...

Eu assisti Os Trapalhões fazendo essa performance. Eles iam andando deré e caiam num buraco. Lembro-me que eles fizeram isso na Globo também, depois que foram pra lá. Queria assistir novamente e compartilhar, já que estamos em vias deos militares tomarem o poder a qualquer momento. Ai, que medo! Procurei no Youtube, mas não achei. Obrigada por falar disso.

Anônimo disse...

Ótimo texto, mas onde está o vídeo ?

Oartursemh disse...

Eu não era nascido, mas meu pai me contou dessa cena quando eu era criança e eu nunca esqueci, Mas também nunca achei o vídeo.

Anônimo disse...

Esse quadro dos trapalhões bem serventia pata os tempos atuais, pois, o que estão fazendo - STF, CAMARA FEDERAL E SENADO - é exatamente levando o Brasil para o retrocesso. E alguns ainda com medo dos militares.

Unknown disse...

Ótima lembrança. Estava procurando esse vídeo para postar hoje, no 7 de setembro, e achei este. Parabéns pelo comentário e pelo show da quarteto.