Dia da Imigração

Hoje amanhecemos bombardeados por comemorações em todas as mídias pelo dia da imigração japonesa. Não há dúvida sobre a contribuição dos trabalhadores nipônicos em território brasileiro, em vários setores econômicos. O sucesso que obtiveram se traduz em números e contra os números não há argumentos.

Mas o Brasil não recebeu apenas os japoneses, aliás, todos sabem que fora os nativos indígenas (que dizem ter vindo da Ásia através do Estreito de Bering a milhões de anos), o país é formado por povos imigrantes como árabes, turcos, espanhóis, portugueses, gregos, italianos, enfim, uma infinidade de etnias. Os japoneses se destacam pelas características físicas específicas e, quando misturadas à salada brasileira, dão belíssimas formas, mas não são os únicos e, portanto, não entendo por que tanta distinção.

O Brasil é o resultado de uma soma de povos que se misturou e se multiplicou.

Do outro lado, a União Européia aprovou hoje a polêmica lei de expulsão de imigrantes ilegais que estabelece uma detenção por um período máximo de 18 meses antes da expulsão, além da proibir o seu retorno à Europa por cinco anos. Essa mesma Europa que antes nos enviou seus cidadãos fugindo da fome e miséria do pós-guerra quer enxotar os forasteiros, entre eles cerca de 200 mil brasileiros.

O Japão não é diferente, explora violentamente o trabalho dos brasileiros, mas não os reconhece como cidadãos, não são novidade pra ninguém as histórias de maus tratos e preconceitos contra os estrangeiros na terra do sol nascente.

A realidade mundial é outra, difere do período em que o Brasil abriu os braços para os estrangeiros. A economia industrial não consegue empregar tanta mão-de-obra, os governos não conseguem garantir condições justas para todos. Hoje os imigrantes são eliminados, como se estivessem expulsando ratos do porão. Mas esse agressivo processo de redução populacional pode não ser suficiente no futuro, então outros poderão incomodar, talvez minorias com descartável importância política, até que o processo de eugenização social esteja completo.

Torço para que o dia de hoje não vire uma marca na História.

 

Nenhum comentário: