Grande corrida


Corridas em Magny-Cours sempre foram muito chatas, com poucas ultrapassagens e sem emoção. Pior, desde que a Fórmula 1 trocou as retas de Paul Ricard, nenhum brasileiro conseguiu uma vitória no circuito. O GP de 2007 era para ser o último, mas atendendo aos apelos dos franceses, Bernie Ecclestone protelou a despedida para 2008. E que despedida, com vitória brasileira e emocionantes disputas.

Massa dominou todos os treinos e parecia ter a certeza da pole. Mas Raikkonen levou a primeira posição no grid e dominaria até o final, mas esqueceu de dormir de meias e entrou de pés congelados no carro, vítima do improvável, perdeu parte do escapamento. Como campeão também precisa de sorte, Massa ultrapassou o companheiro e levou a Ferrari em primeiro até a bandeirada. Uma vitória que lhe deu a liderança do campeonato e poderá ser o marco definitivo para a conquista do mundial de pilotos. Massa aprendeu com os erros em Melbourne e Sepang, está mais focado e fortalecido, tem o perfil de um campeão, com uma determinação que o impede de dar declarações entusiasmadas e de chorar no pódio.

Atrás da Ferrari, uma Toyota de Jarno Trulli. O italiano ressurgiu numa grande corrida, foi consistente o tempo inteiro e segurou com valentia os ataques de Kovalainen nas últimas voltas. Tomara que esse resultado marque o retorno da equipe na luta pelas primeiras posições, tornará as corridas ainda mais disputadas.

Nelsinho Piquet garantiu seu contrato até o final do ano, deu sorte na classificação largando em nono, enquanto Alonso, seu companheiro, conquistava a terceira posição, de tanque vazio, para fazer bonito no lar da Renault. Correu como gente grande, segurou bonito a McLaren do impaciente Lewis Hamilton, manteve-se o tempo inteiro na pista, sem cometer erros. No final aproveitou a escorregada de Alonso e conquistou o sétimo lugar na frente do espanhol.

Barrichello largou em último, com um dos piores carros do grid, que só é melhor que a Force India. Chegou em 14ª, parece pouco, mas diante das circunstâncias, pilotou mais uma vez como um campeão. Seu companheiro, o festejado Jenson Button, completamente perdido num carro tão ruim, abandonou depois de bater.

Por falar em piloto perdido, o que aconteceu com Lewis Hamilton? O garoto deve estar acreditando no que todos os ingleses e demais puxa-sacos falam dele. Largou em 13º porque foi punido pela histórica barbeiragem que cometeu no Canadá, quis ultrapassar a qualquer custo, cortou uma curva para ultrapassar Vettel e achou que estava tudo bem, seguiu em frente até ser punido com um drive-through que tirou suas chances de pontuação. No final, achou injusta a punição e disse que vai continuar assim: "Nada do que façam me tira o foco. Você pode continuar me dando punições que eu vou continuar batalhando e tentando obter um bom resultado". Então vou esperar mais besteiras pela frente. No seu ano de estréia, Lewis parecia correr como um piloto experiente, até errar feio nas últimas corridas. Neste ano, corre como um novato.

Kubica (me nego a pronunciar como o Galvão Bueno) chegou em quinto, o máximo que pôde tirar da sua BMW, ficou dois pontos abaixo de Massa na tabela do campeonato, ótimo para quem corre de BMW Sauber.

Magny-Cours se despede da F1 em grande estilo, mas não deixará saudades. Espero que Ecclestone realize o sonho de ter o GP da França nas ruas de Paris.

Silverstone, daqui a duas semanas, promete.

3 comentários:

Anônimo disse...

Grande corrida mesmo!
A ultima corrida bacana nesse circuito foi em 1999, com chuva e pole e pódium de Rubinho. A outra corrida boa foi em 1991, com vitória de Mansell.
Massa teve sorte dos campeões. Espero que ele mantem essa cabeça e a sorte até o fim do ano. Assim como Piquet também.
Vamos fazer uma comunidade no Orkut: Assina com a McLaren Rubinho!!!! Brincadeirinha.....
Uma pena foi não poder assistir a corrida com vc, mas acredito que em Silverstone seja possível. E se não me engano, será no próximo domingo.
Abraços!

Sidinei

Luciano Toriello disse...

Concordo, se Rubinho estivesse na McLaren poderia ensinar o pupilo do Ron Denis a desenvolver um carro e, de quebra, levaria o título no primeiro ano.

Luciano Toriello disse...

Ah, só pra lembrar, a próxima corrida é mesmo no dia 06/07/2008, daqui a duas semanas. Tomara que chova em Silverstone.