Filme 120 - Tá difícil


Se o fotógrafo não for exigente, dá pra encontrar com certa facilidade os filmes 135 e sair fotografando despretensiosamente, curtindo o friozinho na barriga na hora da revelação analógica.

Mas se quiser desenferrujar uma boa e velha câmera 6x6 e reviver a delícia de visualizar a imagem no formato quadrado, será preciso uma boa caminhada e ouvido paciente para dar conta das bobagens proferidas pelas atendentes inexperientes.

Em São José dos Campos, saí à caça de um filme 120 por várias lojas e ouvi uma infinidade de absurdos. Numa loja "especializada" de um Shopping, perguntei pelo filme e a moça ficou completamente desorientada, "120? O que é isso? Quantidade de fotos?", em outra loja a atendente nem se deu ao trabalho de ouvir o meu pedido, simplesmente respondeu que não trabalhavam com isso e, quando perguntei onde poderia encontrar, me indicou uma loja de informática.

Comovente foi encontrar um velho japonês, numa pequena loja, abrir o sorriso ao ouvir um freguês pedir um item tão raro. Não tinha o filme, mas me incentivou: "Isso mesmo, fotografia com filme é arte, não deixe essa arte morrer! Fotografia tem que ser elaborada, pensada e não essas bobagens tiradas com câmera digital".

Não posso concordar 100%, também gosto de foto digital, mas gostei de encontrar esse japonês, me incentivou a não desistir.

Hoje finalmente consegui meu rolo de filme 120, na Angel Photo da 7 de Abril, junto com a Conselheiro Crispiniano, o cruzamento virou a Meca da fotografia.

O mais interessante foi notar na caixinha da FujiFilm a origem da fabricação, made in Japan. No país, berço da tecnologia, ainda se valoriza um formato tradicional.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aproveitando, esses dias encontrei minhas fitas K7 onde gravava músicas de rádios. Era uma fita por ano: 92,93,94,95 e 96. Hoje, pergunte para um adolecente o que é K7.....

Sidinei

wilian disse...

se precizar unsa rolo de 120 p&b fele comigo....