China…

Button – Tenho que dar o braço a torcer, nunca dei muito crédito para esse cara, achava que tinha sido campeão em 2009 só por ter o melhor carro no começo da temporada. Duas vitórias em quatro corridas, surpreendendo ao vencer ótimos pilotos e equipes, por ter coragem no momento certo. Arriscou em manter-se na pista enquanto todos correram para os boxes ao mínimo sinal de chuva. Não errou e conquistou a vitória com soberania.

Hamilton – Deu show, como costuma fazer, arriscou nas ultrapassagens e conseguiu não errar tanto dessa vez, por isso chegou bem na segunda posição. Acho que a equipe não impediria uma tentativa de ultrapassagem sobre Button, mas o ímpeto acabou com seus pneus, já não tinha carro para brigar. Mais uma vez, o nome da corrida.

Rosberg – O alemãozinho só confirma o que todo mundo já sabia, corre muito. Fez milagre no passado com a fraca Williams e com um carro bom nas mãos, mostra competência. Consegue ir além do que a Mercedes pode oferecer no momento.

Alonso – Queimou a largada por pouco, tanto que foi difícil enxergar. A punição não foi tão grave, já que a corrida foi confusa para todos, com safety car e muitos pit stops. Correu o tempo inteiro no limite, cheguei a duvidar que o motor aguentasse e fez belas ultrapassagens, mostrando ser muito mais piloto que Massa em pista molhada. Deu o pulo do gato ao ultrapassar o brasileiro na entrada do box, acirrando a polêmica na briga interna da equipe, mas se não fizesse isso, seria obrigado a ficar muitas voltas atrás do companheiro.

Kubica – Competente, como sempre, faz a Lada (Renault) render muito mais do que pode. Chegar em 5º já não é mais surpresa.

Vettel – Perdeu a corrida. Ficou evidente que a Red Bull acertou o carro para a pista seca, por isso dominou os treinos e conquistou a pole position. Mesmo sendo mestre embaixo d’água, o alemão não conseguiu fazer o carro render. Ficou com gosto amargo de derrota.

Petrov – O piloto Lada mostrou que é bom de chuva, mesmo escapando em algumas curvas, fez ultrapassagens e chegou numa boa posição para um estreante.

Webber – Pela experiência e pelo ótimo carro, devia ter conquistado mais, pelo menos ter chegado na frente do russo. É ruim de doer.

Massa – Foi mal, perdeu muito tempo atrás da Williams de Barrichello e sofreu para passar Schumacher. Sofre em pista molhada, mas desconfio que não iria bem mesmo que a pista estivesse seca. O erro na classificação já deu o tom que a corrida não seria boa. Honesto, assumiu o erro e, político, aliviou a bronca por ter sido ultrapassado por Alonso na entrada dos boxes. Melhor assim, está prestes a renovar o contrato e não pode jogar seu futuro pela janela dando uma declaração inconveniente nesse momento. Terá outras oportunidades para virar o jogo sobre o espanhol.

Schumacher – Uma decepção. Sua atuação foi muito abaixo do que se podia esperar de um heptacampeão, mesmo tendo ficado 3 anos afastado e com 41 anos nas costas. Mas continuo acreditando que voltará a ser competitivo, talvez no próximo ano, quando já estiver com as condições físicas readaptadas e com o carro desenvolvido para o seu perfil de pilotagem. Por enquanto está sendo uma espécie de tutor para os novatos, ensinando-os a brigar por uma posição intermediária.

Os brasileiros – Barrichello costuma se superar quando tem um carro ruim, mas dessa vez a Williams estava tão ruim que nem ele conseguiu fazer alguma coisa. O fraco motor Cosworth rende muito pouco e impossibilita qualquer resultado em pistas com retas longas. Mesmo assim, foi o melhor na 2ª divisão da categoria, só abaixo das que  correm com motores de verdade.

Senna – ótimo resultado, chegou ao final da corrida, duas voltas atrás, mas duas voltas a frente do companheiro. Considerando que corre com um lixo sobre rodas, sem aerodinâmica e sem motor, fez milagre.

di Grassi – Se um dia tiver carro, poderá mostrar seu talento, por enquanto, está no mesmo barco de Senna, ganha experiência quando o carro não quebra. Dessa vez, quebrou.

Um comentário:

Unknown disse...

Impressionante!!!!

Rede Globoooooooooo

bj
Ze