Quero revelar meu filme!!

filme

Hoje tive uma experiência estranha, acordei cedo para a rotina normal dos sábados e antes de sair de casa peguei meu rolo de filme para revelar no laboratório do bairro.

Cheguei cedo e dei com a cara na porta, feriado. Tudo bem, Dia do Trabalho, todos tem direito a um merecido descanso, mesmo os comerciantes a uma semana do dia das mães, cada um sabe como anda o seu negócio.

Prefiro filmes Fuji e procuro revelá-los no mesmo lugar porque o laboratório mantém uma espécie de exclusividade com a marca, garantindo para mim uma qualidade que me agrada.

Mas diante das portas fechadas, virei para o vizinho com uma imensa marca amarela na porta, com um gigante logotipo Kodak. Entrei no lugar e coloquei o rolo de filme no balcão, pedindo para revelar. A moça olha para mim e para o rolo, para mim e para o rolo, isso mesmo, duas vezes o mesmo movimento, então responde que não trabalham mais com esse tipo de filme, mas que se eu não tivesse pressa poderia deixar para retirar em alguns dias.

Ué, como vocês não revelam mais filmes? Tudo bem! Não tem problema, procuro outra loja. Sigo para um hipermercado próximo, cheguei a revelar meus filmes algumas vezes por lá, mas desisti por causa da má qualidade do atendimento. Depois de enfrentar uma fila desorganizada, coloco o filme no balcão. Flashback? Não, o sujeito olha para mim e para o rolo, para mim e para o rolo e responde que não fazem mais esse serviço, mas diante do meu olhar de reprovação, completa com uma mentira descarada, Nossa máquina está quebrada.

A mesma coisa se repetiu em outras duas lojas de shopping. Não tinham nem mais filmes para a venda. Desisti, prefirindo esperar a reabertura do meu laboratório de confiança na próxima segunda-feira.

Não estou alheio ao que acontece no mundo, fui um dos entusiastas da fotografia digital, desde o começo, ainda guardo minha primeira câmera, com resolução VGA e sem tela de LCD para conferir o resultado, tenho bons equipamentos digitais e os uso com regularidade. Sei que a qualidade atual dos sensores é fantástica e que as impressoras conseguem resultados bem satisfatórios. Satisfatórios, mas não excelentes.

A reprodução das cores e a qualidade das imagens ainda é melhor no metodo analógico, sem contar que gosto de manter aquela sensação de surpresa ao ver as imagens reveladas, conferir ainda no balcão como ficaram aquelas tiradas a um certo tempo, reviver pela primeira vez as cenas da nossa vida nos pedaços de papel e não na tela do computador.

Apesar de saber a muito tempo da queda do uso do sistema químico de fotografia, ainda não tinha sentido na pele essa ausência. Entendo os motivos dos comerciantes, se não há consumo, porque gastar com equipamentos e produtos químicos? Provável que só tenham lucro com grande quantidade. Poucos não valem a pena. É bem possível que o velho japonês não continuará a revelar meus filmes por muito tempo, insistirei, adoro o formato, por isso não duvido que em breve estarei pagando mais caro, mandando meus filmes para serem revelados pelo correio, até que um dia não existam mais.

Contava que a fotografia coexistiria por um bom tempo nos dois sistemas, pelo jeito, o jogo virou.

Não sinto saudades dos discos de vinil, achava um saco ter que trocar a agulha do toca-discos, odiava as fitas cassete, só as mantinha para ouvir no carro, mas detestava limpar cabeçotes com cotonetes. As fitas VHS foram embora tarde, DVD é muito melhor e não vejo a hora de todo mundo ter um tocador Blueray para encontrá-los mais facilmente nas locadoras. Mas os filmes, a espera da revelação com aquele friozinho na barriga, a qualidade das imagens e das cores, registradas para sempre, vão deixar saudades. Uma perda lamentável.

Nenhum comentário: