Xô depressão!!!!

Depois dos 40 anos algumas pessoas têm uma tendência a entrar em depressão diante da frustração de perceber que já passaram tantos anos e muitos dos projetos que tinham feito ficaram para trás e dificilmente poderão virar realidade.

Claro que também passei por questionamentos desse tipo, mas prefiro pensar diferente, fazendo uma conta simples:
A média de vida tem aumentado consideravelmente, estamos nos cuidando melhor, controlando fumo, bebida e outras bobagens que só tiram nossa saúde. Os tratamentos médicos também evoluíram bastante o que garante mais alguns anos de vida. Então não é exagero dizer que podemos chegar bem aos 80 anos sem cair numa cadeira de rodas ou depender de andador para se locomover.

Quem chega aos 40 tem pelo menos mais 40 pela frente. Mas os primeiros 40 anos não foram assim tão tranqüilos. Os primeiros 12 foram vividos na infância, com a única preocupação de brincar e estudar, sem muita escolha ou opinião. Os seguintes, até os 20, adolescência, mais uma fase problemática, muitos ficam tão burros e cabeçudos que fazem bobagem com drogas e violência e acabam morrendo pelo caminho. Então, os vinte iniciais valem mais como uma fase de aprendizado e de sobrevivência. A partir daí saímos como loucos para nos estabilizar, estudando, trabalhando muito, correndo atrás de amores, conquistando um certo conforto com bens, tendo os primeiros filhos, ou seja, vivemos intensamente atrás do próprio rabo, sem realmente ter algum tempo para pausar as atividades e respirar.

Fizemos um grande esforço inicial, mas agora o trem da vida já está seguindo em plena velocidade, as coisas estão mais ou menos encaixadas, já conseguimos alguma estabilidade e maior maturidade para driblar os problemas sem tanto alarde, trabalhamos melhor, sabemos escolher os melhores caminhos e daí é possível curtir mais os filhos, amar melhor e intensamente, cuidar da saúde, estudar assuntos que realmente importam, descobrir novos gostos e sabores, viajar e conquistar o mundo. Provavelmente alguns daqueles projetos esquecidos podem ser retomados com maiores chances de sucesso. E, para isso tudo, pelo menos mais 40 anos. Não é bom demais?

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o seu texto, você tem razao, espero ter pelo menos mais uns 35 anos para fazer o que eu gosto. Bigadao e beijao