Pai nas férias – pneus de bicicleta

Quem gosta de encher pneus de bicicleta? Como há louco para tudo, acredito que deve ter alguns viciados nessa modalidade, quem sabe até com comunidade no Orkut, mas acredito que a grande maioria odeia fazer isso.

Não é à toa que as magrelas ficam encostadas naquele cantinho da garagem, muitas vezes por anos a fio, esperando um avô paciente ou algum tio mais animado para ajeitá-las no carro para dar um capricho no posto de gasolina mais próximo, mesmo assim, não é raro voltarem com os pneus estourados porque simplesmente poucos sabem enchê-los com tanta pressão.

O problema é que ninguém tem uma bomba de ar que realmente funcione. Antigamente quando comprávamos uma bicicleta nova ganhávamos um kit de ferramentas com uma bomba de plástico que mal servia para uma única vez, não demorava a rachar no meio, mesmo assim, depois de o filho muito insistir, ainda tentamos recuperá-la e passamos o maior vexame, fazendo uma força gigantesca para que entre um pequeno suspiro na câmera de ar. Não demoramos a desistir.

O pior é que esse tipo de equipamento não é fácil de encontrar nas esquinas e, quando encontramos em alguma bicicletaria ou loja de R$1,99, geralmente são muito mal construídos, importados da China com uma qualidade sofrível, desmanchando-se literalmente nas mãos.

Já tentei um mini compressor de plástico para ser conectado na tomada do carro, uma parafernália cheia de fios tão delicados que podem arrebentar facilmente. A traquitana vibra tanto que deveria ser indicada para outras funções bem menos nobres (claro que dependendo do ponto de vista de quem as usa), mas com tanto movimento e barulho, dá a impressão que vai explodir antes de completar a missão. Outro problema é equilibrar a bicicleta ao lado do carro enquanto a gente vigia o aparelho. Como o único disposto a ajudar é o garoto ansioso por pedalar, não é difícil esfregar a bicicleta no carro ou dar uma afundada na lataria.

Ontem, visitando uma loja da Decathlon recém inaugurada na cidade, me deparei com uma bomba de ar que é o sonho de todo pai e de qualquer um que já se esgoelou tentando encher um pneu de bicicleta, a Clever 7000, importada com qualidade de alto padrão. O preço é salgado, R$130 paus, quase o preço de uma outra bicicleta, mas garanto, vale cada centavo.

Bastou plugar no bico, dar umas bombadas e conferir a pressão no manômetro. Juro, funciona. Tão fácil, como deveria ser sempre, se o consumidor brasileiro fosse realmente levado à sério e a indústria nacional resolvesse fazer coisas de qualidade.

Corra e compre a sua. A minha, não empresto.

Nenhum comentário: