Tudo na nuvem

Google Cloud Connect - Basta uma conta no Google para armazenar os arquivos

Sabe aquele trabalho que você está escrevendo em casa e que esqueceu de salvar no seu pendrive para contnuar no escritório ou quando estiver parado no trânsito? E aqueles arquivos que você já alterou em tantos computadores diferentes e que já não consegue identificar qual a última versão?

Uma boa idéia seria tê-los guardados num único espaço para acessar de qualquer lugar. Faz tempo que alguém já teve essa ideia, mas só a pouco tem sido disponibilizada gratuitamente para usuários comuns.

O foco do Google tem sido agregar aplicativos e disponibilizá-los junto com espaço de armazenamento, apostando no que está sendo conhecido como nuvem, onde todos os arquivos pessoais deixam de ser locais para ficarem arquivados nos servidores da internet, podendo ou não ser compartilhados. Nessa semana lançou o Google Cloud Connect for Microsoft Office, um aplicativo que ao ser instalado cria uma opção dentro do MSOffice para facilitar a sincronização dos dados com a internet.

Quem tem celular com Android já sabe como essa integração funciona e muito mais está por vir com o Chrome OS.

A Microsoft também enxergou a tendência e já disponibiliza o serviço Windows Live Skydrive para que os usuários possam armazenar seus arquivos e editá-los em uma versão online do pacote Office.

Alguns irão dizer que pode não ser tão seguro manter esses arquivos na rede. Claro que é preciso tomar cuidados com senhas, mas todos já se acostumaram a adotar hábitos de segurança. Penso que é mais inseguro colocar um pendrive de 4Gb de dados no bolso e deixá-lo mergulhar dentro da máquina de lavar ou simplesmente correr o risco de perdê-lo. Os HD’s já provaram que não estão isentos de pane, quem já viu informações importantes desaparecerem sabe bem disso. Meu maior medo, hoje em dia, não é ter meu notebook roubado, mas imaginar meus dados perdidos ou, pior, nos olhos dos bandidos.

Há também uma necessidade de infraestrutura. A ideia só funciona bem quando se tem internet disponível e a realidade atual ainda está distante do que se deseja, mas se lembrarmos que em pouco tempo a maioria das pessoas acessava internet por modem discado, não é difícil imaginar que em pouco tempo teremos pontos sem fio de alta velocidade espalhados em todos os cantos.

Desaparece também a necessidade de espaços cada vez maiores de armazenamento. Por que gastar dinheiro trocando de computador a cada ano? Sem precisar instalar softwares pesados, já que os principais aplicativos também funcionam na nuvem, qualquer netbook com um teclado confortável e um monitor razoável dá conta das necessidades básicas.

Mas talvez esteja aí o grande problema da idéia, já que vai contra a ordem do mercado que nos faz consumir novos equipamentos a cada dia. No entanto, considerando a criatividade da indústria, não demorará a nos convencer que temos novas necessidades e que precisaremos gastar em novos produtos.

Nenhum comentário: